Home Editorial
Editorial

Apesar de toda a crise que passa o país nós da Ortopedia Fmabc temos muito a comemorar os nossos dezesseis anos de existência. Somos um grupo relativamente jovem no meio da Ortopedia Brasileira porém temos orgulho de representar uma geração nova e que quer trabalhar. Nesses anos não diria que foram apenas anos de glória passamos por muitas dificuldades de ordem econômica política e mudanças radicais na orientação política da saúde no país. Porém sabemos que apesar de tudo marcamos e consolidamos a nossa disciplina tanto dentro como fora da gloriosa FMABC.

Hoje somos 10 grupos de sub-especialidades dentro da Ortop Traumatologia, formamos dez residentes/ano de ortopedia e nesses anos de existência mais de uma centena de residentes foram formados, além disso foram inúmeras as publicações em revistas nacionais e internacionais de impacto, vários dos nossos professores participam em eventos nacionais e internacionais. Outro fator que mostra a pujança do Grupo é a procura de estágios de especializações nos grupos de sub-especialidade, nestes anos uma grande leva de médicos ortopedistas procuraram as nossas sub-especialidades o que reforça a nossa responsabilidade perante a comunidade, num momento de crise em que observamos a saúde as especialidades serem tratadas de maneira assintosa.

Não completamos a maioridade, mas vemos o futuro com bons olhos, não nos deixamos abater pelas dificuldades do dia-dia, pois se assim fossemos já teríamos naufragados. Temos muito a aprender com as nossas co-irmãs, os grandes serviços de ortopedia do país, de quem herdamos vários dos nossos mestres e professores atuais e que num esforço junto a Pós Graduação da FMABC nos possibilitou formar nestes anos, dezoito mestres e seis doutores. Não estamos deitados em cima dos louros colhidos, mas cientes da responsabilidade como instituição de ensino, assistência, e pesquisa. Hoje somos referência no ABC em Ortop e Traumatologia, em algumas sub especialidades já somos referência no Estado e quiça rompamos a barreira nacional e internacional. Estamos nesta longa caminhada recém iniciado e estamos de braços abertos àqueles que queiram se juntar às nossas fileiras para nos ensinar, aprender, pesquisar e dar assistência de qualidade à nossa população. Sonhos temos inúmeros, como todo aquele que é visionário, estamos ainda como um fato distante sonhando em construir um Centro Ortopédico no Campus da FMABC. Temos muito a caminhar porém reconhecer e agradecer a Faculdade de Medicina do ABC, à Fundação do ABC, enfim aos nossos colaboradores em todos os níveis, que permitiram o nosso crescimento, e nunca esqueceremos dos nossos pacientes e os nossos alunos que são a razão de estarmos lutando.

Muito Obrigado

Prof Edison Noboru Fujiki

Titular da Disciplina